Segundo dados da ISMA (International Stress Management Association), de 10 consultas médicas, 9 são geradas por estresse! Ou seja, infelizmente o estresse está presente em 90% das pessoas que necessitam ir ao médico, seja para uma cefaleia, uma crise de asma ou recaída de gripes. Isto nos possibilita dizer que se, você, profissional da saúde, realizar uma avaliação diagnóstica mais aprofundada do paciente, irá se deparar com o estresse como o fator causal ou agravante da doença.
Nesse sentido, precisamos pensar em técnicas de relaxamento que possam favorecer nossos pacientes a controlar o estresse cotidiano. Nas minhas experiências clínicas, uso com bastante eficácia as Técnicas de Educação Somática, isto é, que auxiliam na percepção do estado de tensão muscular, gerando um efeito de dessensibilização das áreas musculares gradualmente. Dentro deste tipo de técnicas, temos duas as quais destaco:
Relaxamento Progressivo de Jacobson:
Criada por Edmund Jacobson em 1929, baseia-se em um ciclo de contrair e relaxar a musculatura, de maneira a fornecer a experiência dos 2 estados ao cérebro (facilitando o distensionamento pelo aspecto da comparação com o estado da tensão).
Relaxamento Autógeno de Schultz:
Desenvolvida por Johannes Heinrich Schultz em meados dos anos 30, centrava o método em uma série de exercícios perceptivos da sensação da tensão muscular e da sensação da temperatura de partes do corpo.
Estas ambas técnicas de Educação Somática estão dentro do conteúdo do curso com chancela internacional “Técnicas de Relaxamento no Controle do Estresse” que estarei ministrando nos dias 8 e 9 de dezembro no CBA/ABACO – Colégio Brasileiro de Acupuntura.
Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo
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