Ansiedade, fome emocional e compulsão alimentar reforçam necessidades de aplicação do Mindful Eating para o psicólogo.

A pandemia de Coronavírus trouxe inúmeros desafios à sociedade no que diz respeito ao vaivém das pessoas nos ambientes, às finanças pessoais e familiares e em desequilíbrios de doenças crônicas, cujo este último viés desdobra-se em dificuldades, sobretudo, na saúde mental, na obesidade e na compulsão alimentar.

Um dos profissionais de saúde com maior demanda neste momento que vivemos consiste no psicólogo, onde o atendimento psicológico vem sendo cada vez mais necessário na pandemia de Covid-19 em razão da ansiedade, estresse crônico e burnout (síndrome do esgotamento) visando a promoção de competências emocionais como resiliência, compaixão e autocuidado para lidarmos de forma mais harmônica com todos estes desafios contemporâneos.

Para o Dr. Marcelo Anselmo, professor da Plenitude Bem Estar, uma das maiores demandas da psicologia, independentemente, do segmento de atuação, seja: psicologia clínica, psicologia hospitalar ou psicologia positiva caracteriza-se em um desequilíbrio notório: a compulsão alimentar! As pessoas manifestam na comida as frustações e angústias deflagradas pelos comprometimentos da saúde mental durante a quarentena. Esse espiral de eventos resulta na ansiedade gerando fome emocional no cotidiano!

Dentro dessa perspectiva, o Mindful Eating, aplicação do comer consciente, posiciona-se como um recurso de grande efetividade para o psicólogo, pois atua de forma centrada no paciente, visando estimulá-lo a desenvolver padrões de comportamento e hábitos saudáveis por meio de recursos da atenção plena na alimentação que reduzam os episódios de compulsão alimentar e evitem recaídas em transtornos compulsivos alimentares que já se encontram em tratamento pelo psicólogo. Desse modo, segundo o Dr. Marcelo Anselmo, professor da Plenitude Bem Estar, podemos conceber estes 4 benefícios do comer consciente no atendimento do psicólogo:

  1. Facilidade de aplicação: Esta contribuição está dentro do questionamento do psicólogo: Como fazer Mindful Eating no atendimento da psicologia? Pois bem, as técnicas de comer consciente são recursos práticos e com grande capacidade de aplicação dentro da consulta do psicólogo, seja no modo presencial ou no atendimento psicológico online, desdobrando-se em ferramentas de controle emocional perante a refeição, exercícios intuitivos e consciência para a ativação sensorial com enfoque na saciedade;
  2. Geração de competências emocionais: A aplicação do Mindful Eating pelo psicólogo transcende o momento da refeição, proporcionando ao cliente uma mudança de aspectos comportamentais perante a vida e frente ao cotidiano, culminando no fortalecimento de competências sociais e emocionais para lidarmos, por exemplo, com os desafios da pandemia. Gratidão, equilíbrio emocional e adaptação são iniciados em exercícios de atenção plena no momento da alimentação, e, pouco a pouco, explorados de forma sinérgica em situações relacionais;
  3. Mudança de padrões de pensamento: O pensamento pode modular e ditar a forma como agimos e como nos comportamos no ambiente! Para os psicólogos que atuam com a linha da TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental), o Mindful Eating contribui de forma valiosa para reduzir a “entrada de pensamentos intrusos” voltados à compulsão alimentar e farra alimentar (binge eating) e ao ciclo de pensamentos ligado à ansiedade e fome emocional que levam o cliente a buscar fontes de prazer imediatas, que se traduzem em válvulas de escape situacionais;

Após você conhecer estes 3 benefícios do Mindful Eating para seu paciente aplicáveis no consultório presencial ou atendimento online em psicologia, é o momento de você conhecer o Curso de Formação Online em Mindful Eating da Plenitude Bem Estar com chancela internacional e um sistema de áudios exclusivos pra que você possa gerenciar a prática do comer consciente do seu paciente à distância!


Clique no botão agora e saiba mais!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Currículo Resumido:

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação pela USAL – Universidad del Salvador; MBA em Marketing (FGV); Especialista em Gerontologia (Instituto AVM); Certificado em Gerenciamento de Estresse pela ISMA (International Stress Management Association); Autor de 3 livros na área de fitness, saúde e bem estar; É Especialista na filosofia da Atenção Plena por meio da Meditação Mindfulness e do Mindful Eating (Comer Consciente); Docente do Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapeuta do IABAS/Prefeitura de SP na URSI (Unidade de Referência na Saúde do Idoso); Consultor do Programa Viver é Melhor da Boa Vontade TV (LBV) e Sócio-diretor da Plenitude Eventos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

[uam_ad id=”3279″]